PROXIMO TEMA: MOLHO DE TOMATE





20 outubro 2010

Resultados...




 
Foto: Google

Ontem passei a tarde toda testando novas receitas para incrementar o meu cardápio e o cardápio dos meus clientes. O primeiro passo foi fazer uma garimpagem nos meus livros de receita para escolher as que tinham mais potencial. Assim, tivemos as vencedoras: Focaccia, grissinis, dois tipos de molho para servir com bolinhas de queijo ou carnes fortes como pato, porco e até frango ou camarões empanados.
As massas foram receitas que eu aprendi na minha aula de panificação na faculdade de gastronomia e o os molhos eu extrai do livro Comidinhas, deliciosas receitas de antepastos, tapas, mezzes e entradas da Jennifer Joyce - Ed Publifolha.
Como eu não resisto, sempre acabo alterando um pouco as receitas pois, além de dar um toque particular às minhas receitas, as vezes discordo da forma de preparo. Isso é uma das coisas que me encanta na gastronomia, a versatilidade das receitas! Nada é imutável, nada é rígido e você sempre pode dar um toque especial para adaptar uma determinada preparação ao seu paladar, incluindo ou excluindo um determinado ingrediente.
Bom gente, chega de enrrolação e vamos ás receitas.


Focaccia Bread
Foto: Google
 Focaccia

Ingredientes:

500 gr de farinha de trigo
20 gr de fermento biológico fresco (eu uso o fleshman - o que se guarda na geladeira)
10 gr de sal refinado
Alecrim o quanto baste (lavado e desfolhado)
25 gr de manteiga
25 gr de azeite
275 gr de água (nesse caso o peso da água é igual ao de ml, logo 275 ml)
15 gr de sal grosso
1 colher de café de açúcar

Preparo

Dissolva o fermento biológico na água morna (cuidado com a temperatura da água pois, se estiver muito quente mata o fermento) e some o açúcar. Acrescente os demais ingredientes, exeto o alecrim eo sal grosso. Trabalhe bem a massa até que ela fique elástica. Isso demora mais ou mendos 10 minutos para acontecer. Unte uma assadeira com azeite e coloque a massa. fure com os dedos, mas sem chegar até o final da assadeira. Coloque o alecrim e o sal grosso e regue com azeite. Deixe a massa descansar por 40 minutos. Asse por 15-20 minutos a 170º -200º C.
A focaccia tem variações, você pode somar á massa 50 gr de tomate seco depois que ela ficar elástica e homogeneizar, descansar e assar.



Foto: Google
 Grissini

Ingredientes

300 gr de farinha de trigo
150 gr de leite ou água (eu usei leite)
75 gr de manteiga
10 gr de fermento biológico fresco
5 gr de sal
30 gr de queijo parmesão
1 colher de café de açúcar

Preparo

Dissolva o fermento no leite morno com o açúcar. Some todos os ingredientes menos o queijo ralado. Trabalhe a massa até que fique lisa. Adicione o queijo ralado. Deixe descansar por 20 minutos. Passado o tempo corte em tiras e enrrole. Caso de alguma coisa errada na hora de enrrolar, separe e deixe por último, pois uma vez manipulada a massa perde eslasticidade. Depois de prontos os palitos, pincele água e coloque queijo ralado ou gergelim ou ervas finas, enfim  o que quizer. Asse em forno á 170°-200 °C por 15 min ou até dourar.



Foto: Google


Molho de tamarindo e gengibre

2 colheres de sopa de poupa de tamarindo
130 ml de água
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1/2 colher de chá de erva doce
1 pitada de cominho em pó
1/2 de chá de gengibre ralado
1 colher de chá de suco de limão
1/2 colher de chá de sal
Mel quanto baste.

Preparo

Aqueça a água e some o tamarindo e todos os ingredientes. Ferva e pressione o tamarindo para tentar dissolver o máximo. Deixe esfriar e penere para tirar as fibras e os carosos e as ervas. Volte com a mistura para o fogo e some o mel até ficar agridoce. Sirva com carnes ou queijos variados como provolone e coalho grelhado.


Bon appétit!!!

Um comentário:

  1. Carol, muito obrigada pela visita!!!
    Adorei passear por aqui, esse layout está lindo, é um dos meus preferidos. Qualquer coisa que precisar e eu puder te ajudar, pode escrever diretinho pro meu e-mail: blogdavovo@hotmail.com ou me adicionar no MSN tb. Olha, quanto a receita do pão de queijo de liquidificador, ainda não tenho ...vou tentar buscar pra vc, tá? Estou te seguindo e já coloquei seu endereço na minha lista de blogs para não nos perdermos mais de vista. Beijos.

    ResponderExcluir