PROXIMO TEMA: MOLHO DE TOMATE





25 outubro 2010

Dia internacional da dieta!




Foto: Google


Segunda-feira, dia internacional da dieta! Toda segunda, nós mulheres ficamos nos lamentando por ter abusado dos quitutes no final de semana e impreterivelmente no começo da semana resolvemos começar uma dieta. Todas nós sabemos que o circulo vicioso irá se repetir toda semana, mas, não deixa de ter um efeito placebo que nos faz sentir menos culpadas.
No começo até achamos que é facil, principalmente se comemos fora na hora do almoço.
Pensamos "Oba! Comida a kilo, excelente! Tenho muitas opções de saladas, verduras, legumes, grelhados e frutas. Vai ser fácil fazer uma dietinha." No primeiro e no segundo dia tudo corre bem, mas conforme a semana vai passando, lembramos que a comida a kilo além da vasta opção light, também possui uma grande opção de salgadinhos, friturinhas, churrasco, isso sem contar com a mesa das sobremesas!
Dai quando chega quarta-feira pensamos "Ah, uma coxinha não engorda tanto, uma fatiazinha de torta alemã não faz mal..." E ai, minha amiga leitora, meu amigo leitor, como já não fizemos a dieta direito, acabamos voltado a estaca zero e deixamos para  começar uma nova dieta na próxima segunda-feira.
É em homenagem ao dia internacional da dieta que eu vou dar hoje duas receitinhas para vocês. Uma light, baseada na dieta mediterrânea e outra "engordiet" em homenagem ao meu maridão que além de adorar essa receita, completa 35 anos essa semana.
Vamos ao que interessa e feliz dia internacional da dieta!

Foto: Google



Caponata de berinjela
 
1 berinjela grande ou duas médias
1 pimentão vermelho ou verde ou amarelo grande
2 cebolas 
100 gr de passas brancas ou pretas (eu prefiro as passas pretas)
Castanha de cajú grossamente quebradas á gosto (eu coloco cerca de 1/2 copo)
1 copo de azeite de boa qualidade (acidez máxima 0,5) ou o quanto baste.
Sal e pimenta branca á gosto
Opcionais: azeitonas verde ou pretas, alcaparras, anchovas e alho assado.
 
Preparo:
 
Corte todos os ingredientes, com excessão das passas e os opcionais, em cubos de mais ou menos 2 cm. Reserve.
Separe um recipiente onde você vai armazenar a caponata e coloque as passas, pois conforme os ingredientes quentes forem ficando prontos, o calor irá amolecer as passas.
Em uma frigideira, coloque um pouco do azeite , deixe esquentar bem e coloque a berinjela. Salteie até que fique macia e dourada, mas sem desmanchar. se nescessário coloque mais azeite já que a berinjela absorve bastante.  Coloque no recipiente.
Repita a operação com todos os demais ingredientes. Não precisa mudar de frigideira. Some os opcionais desejados. Depois de tudo pronto, regue com azeite, não precisa cobrir, somente umidecer. Guarde na geladeira e sirva como salada ou como antepasto.
 
 
 
Para o alho assado: Pegue uma cabeça de alho, corte o topo onde os dentes fiquem expostos, conforme a foto. Regue com um azeite de boa qualidade (não economize é para regar bem), se quizer coloque ervas como alecrim, tomilho, orégano, dentre outras. Salpique sal grosso e asse em forno médio por pelo menos 40 minutos. lembre que o alho deve ficar dourado.
Essa receita vale á pena fazer, pois o alho fica adocicado, por incrível que pareça.
Essa receita pode ser servida como antepasto italiano, pode ser um toque em torradas de pão italiano ou como base de pastas.
 

Foto: Google
Bolo Gelado (receita da minha sogra)

1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite de vaca
3 ovos (claras e gemas separadas)
1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa de açúcar
Baunilha (opcional)

Para calda:

200 ml de água
8 colheres de sopa de achocolatado em pó.

Preparo:

Em uma panela coloque a água e o achocolatado. deixe ferver um pouco até que fique um pouco encorpado e o achocolatado bem dissolvido. Coloque na forma de pudim. Se você não quizer que a calda se misture com o bolo, leve a forma para o congelador, caso contrário, deixe em temperatira ambiente.
Coloque o leite condensado, o leite de vaca, a baunilha(opcional) e as 3 gemas em uma panela. Leve ao fogo e mexa bem (gente não pode parar de mexer senão cola no fundo e empelota) até formar um mingau. deixe esfriar.
Enquanto isso bata as claras em neve com o açúcar, encorpore aos poucos o creme de leite sem soro, lembrando que é de baixo para cima para a clara não murchar.
Misture com o mingau já frio, com o mesmo processo, de baixo para cima. Coloque na forma e congele.
Para desenformar retire do congelador, espere 2 minutinhos, passe a faca na lateral para desgrudar e vire.

Gente, antes que eu me esqueça, a receita do pão de queijo pode ser feita a metade!!!

Bon appétit!!!

Um comentário:

  1. OBA OBA OOOBAAA
    O BETO VAI FAZER ESSE ALHO AI!!!!
    MAS...ESSA DIETA COM ESSE PUDIM...SEI NAO RSRRSR
    DIILICIA

    ResponderExcluir