PROXIMO TEMA: MOLHO DE TOMATE





06 dezembro 2010

Risotos



 
Foto: Google



Após umas pequenas férias forçadas, estou de volta. Hoje vamos falar um pouco sobre o risoto, este delicioso prato italiano. Mas, antes de começar, gostaria de parabenizar a minha irmã Bia Lacerda e a Chez vous (empresa criada por ela, Aline Cury e Catherine Fernandes) semana passada  fizeram um serviço impecável no jantar do grupo dos Companheiros da boa mesa, apreciado por todos que lá estavam e comentado pelo ilustríssimo Reinaldo Paes Barreto, companheiro da boa mesa, jornalista e colunista do blog Vinhos e Coisa e Tal. Vale Conferir! (o link está nos favoritos) 
Agora "curujices" á parte, vamos ao que interessa! 
A palavra Risotto, como se escreve em italiano, significa pequeno arroz. Este prato provém da região de Lombardia, na Itália, antes dominada pelos Sarracenos, que trouxeram os grãos para preparação desta iguaria gastronômica. O risoto é um prato que eu considero uma "comida confortante" devido a sua cremosidade. Esse efeito "cremoso"  ocorre devido ao amido presente no arroz, por isso é bom lembrar que NUNCA se lava o arroz para o risoto.
Segundo minhas pesquisas, o risoto era um prato tipicamente campones já que alimentava e por ser rico em carboidrato, fornecia energia nescessária para o resto do dia.
A receita original surgiu por volta de 1574 por acidente. Nesta época muitas catedrais e igrejas estavam sendo construidas como a catedral Duomo di Milano. Nessa época também, o açafrão, hoje iguaria gastronômica, era usado como pigmento de tintas, devido a sua coloração amarela/dourada.
Reza a lenda que o cozinheiro colocou no caldo do risoto, açafrão por acidente, dando ao prato uma coloração dourada. Assim nasceu o Risotto alla milanese.
O que me encanta no risoto é a sua versatilidade. Esse prato pode ser feito como acompanhamento para uma carne, pode ser servido como prato principal e possuir os mais variados sabores.


Arroz arbório - foto:Google

Existem vários tipos de grãos de arroz. Para o risoto 3 tipos são recomendados: Artbório, Canaroli e Vialone nano.
Arborio: é o tipo mais fácil de encontrar nos mercados. É indicado para um risoto mais leve, de consistencia bem cremosa como uma "sopa".
Canaroli: esse tipo de grão é rico em amido o que faz do risoto mais consitente.
Vialone nano: esse grão é o mais difícil de encontrar. Esse é o menor dos grãos e famoso por ser o grão que mais absorve o sabor.

Foto:: Google

RECEITA BASE DE RISOTO

1 cebola média contada em cubinhos
200 gr de arroz para risoto de sua preferência
1 taça de vinho branco
1 litro de caldo de sua preferência (legumes, frango, carne, camerão, etc)
Queijo parmesão de boa qualidade á gosto ( eu uso 100a 150 gr)
2 colheres de sopa bem cheia de manteiga, aproximadamente 100 gr
Pimenta branca moída na hora
Noz moscada ralada na hora

PREPARO:

Para essa receita você vai precisar de duas panelas, uma para o caldo e outra para o risoto. Em uma panela coloque o caldo, que pode ser feito em casa ou pode ser industrializado, para ferver.
Na outra panela coloque a metade da manteiga e some a cebola. Mexa bem até a cebola ficar transparente, cuidado para não dourar a cebola, pois a intensão é que a cebola desapareça.
Some o arroz e mexa um pouco. Some então o vinho branco. O segredo é mexer sempre para o liquido encorporar bem e não colar no fundo. Assim que o vinho incorporar bem ir somando concha por concha o caldo escolhido. Às vezes não usamos todo o caldo.
Some então o parmesão, desligue o fogo e mexa vigorozamente. Some a manteiga e mexa até que ela derreta. 
O ponto certo do risoto é al dente ou seja levemente duro, como se o arroz não tivesse todo cozido. Na caixinha do arroz vem o tempo de cozimento do grão. Ai vai do gosto de cada um.
A partir dessa receita você pode somar o que gostar, aspargos, camarão, funghi, cogumelos frescos de sua preferência, enfim, o que gostar.

Boa leitura e Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário