Depois de ter abandonado por dois dias essa cozinha estou de volta com tantas idéias, tantos assuntos borbulhando na minha cabeça que nem seu por onde começar. Essa é a melhor parte de ter um blog, pois é um espaço onde posso organizar os meus pensamentos, dividir minhas experiências, minhas frustrações quando as receitas não dão certo e futuros experimentos.
Não sei se vocês sabem, mas eu trabalho em casa organizando jantares para pequenos grupos ou apenas fornecendo tortas, quiches, patês, pastas enfim o suficiente para se receber amigos sem pompa e circunstância. Para mim isso é maravilhoso, pois posso passar mais tempo com o meu marido e as minhas cadelas, que no momento são três.
Bom, inspirada nesse meu trabalho, recebi uma encomenda para esse final de semana onde o cliente quis uma torta de morangos, mesa de frios, patê e quiches. Como estamos na época do morango eu vou falar um pouquinho sobre essa fruta fantástica.
De sabor extremamente delicado, agridoce e fresco, o morango é uma das frutas mais versáteis que tem, pois, podemos usá-lo em doces em geral como tortas, bolos, biscoitos e também em pratos salgados como molho para carnes fortes como o pato, javali, porco e avestruz.
O morango pertence à família Rosaceae, a mesma das rosas, pêras, cerejas e maças. Nativa das terras temperadas da Europa, hoje é cultivada em quase todo o mundo com sucesso.
Acredita-se também que além e saboroso o morango possui propriedades terapêuticas. Rico em vitaminas A, B, C fósforo, potássio e antioxidantes acredita-se que o morango é bom para os ossos, auxilia na cicatrização, a absorção de ferro, memória e há quem diga que é emagrecedor.
Com toda certeza a receita que vou passar hoje, de emagrecedora não tem nada, mas garanto que é deliciosa.
Torta de Morangos e Chantilly
2 caixas de morangos limpos e cortados em cubinhos - Separe 1 para enfeitar
Massa
5 ovos inteiros
150 gr de açúcar
150 gr de farinha peneirada
Para a calda
½ xícara de açúcar
1 xícara de água
Para o Chantilly
700 ml de creme de leite fresco rótulo azul gelado
3 colheres de sopa bem cheias de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilha opcional (é um açúcar com sabor de baunilha)
Preparo
Massa
Pré aqueça o forno em 200°. Em uma batedeira coloque os ovos com o açúcar e bata por 15 minutos. Não tenha medo, a mistura triplicará de tamanho. Tem gente que prepara pão de ló diferente, separam as claras etc, eu acho que esse modo é o mais fácil de mais simples. Tire da batedeira, some aos poucos a farinha peneirada sempre de baixo pra cima com delicadeza para a massa mão murchar.
Coloque em uma forma de fundo removível com o fundo forrado com papel manteiga.
Coloque no forno por 20 minutos mais ou menos. O ponto é quando a massa está dourada em cima e o pulo do gato é: para ter certeza que a massa está bem cozida pressione de leve o centro com o dedo se fica a marca do dedo não está pronto. A massa deve voltar a forma original depois de pressionada. Reserve.
Para o chantilly
Bata na batedeira todos os ingredientes na velocidade média para não espirrar. Prestar atenção no ponto, pois, o creme de leite se bater muito vira manteiga LITERALMENTE. Logo assim que o chantilly ficar com as marcas da pá da batedeira está bom. Reserve.
Para a calda
Coloque a água com o açúcar em uma panela em fogo médio apenas para dissolver. Se gostar pode aromatizar a calda com licor de aniz ou laranja.
Montagem
Corte o pão de ló ao meio. Coloque a primeira metade na forma. Regue com a calda. Misture os morangos cortados com metade do chantilly. Recheie com os morangos.
Coloque a outra metade do pão de ló. Regue com a calda e cuba com o chantilly restante. Decore com o morango e leve á geladeira por duas horas. Se quiser pode congelar.
Bon appétti !!!
Ai ai ai
ResponderExcluirJa imprimi....
o Beto vai fazerrrrr essa coisa maravilhosa e te conto.
Preciso...receitinha da cheff carol,a noiva do ano,de cobertura de bolo de chocolate sem ser de brigadeiro......please....sua osteopata agradece