PROXIMO TEMA: MOLHO DE TOMATE





04 outubro 2010

Um pouco da minha história

Carpaccio de camarão com salmão defumado com pimenta rosa
foto: Carol Lacerda
Desde muito pequena fui acostumada pelos meus pais a comer de tudo, tudo mesmo, gostando ou não gostando (como dizia a minha mãe). Graças a essa criação acabei pegando o gosto por novas comidas e novos sabores.
Quando tinha dois para três anos de idade passei 2 meses na Cidade do México onde tive acesso as comidas típicas. Você deve estar pensando: " Mas como ela se lembra disso???". Bem, aí é que está eu não me lembro dos sabores apenas da pimenta que faz parte da minha vida até hoje e da vida do meu pai também.
Me recordo que no México TUDO levava pimenta. O mexicanos tem a tradição de colocar pimenta inclusive na mamadeira dos bebês. Doces como balas pirulitos também.
A partir desse momento o meu pai começou a me incentivar as experimentar coisas novas e exóticas.
Lembro como se fosse hoje, a primeira vez em que visitei um restaurante japonês. Lembro da relutância que foi, afinal gente, é peixe cru, lembro das caretas que eu fiz mas , mesmo assim, eu fui.
O restaurante ficava na Rua Visconde de Ouro Preto em Botafogo, o antigo Tanaka. Quando chegamos lá lembro dos cheiros do lugar, da iluminação tipo penumbra, das cortinas curtas pretas com uma flor branca que separavam o banheiro do salão e da tradicional bancada em frente ao sushiman onde sentamos. Fiquei paralizada olhado aquele balé das facas e a destreza com que ele fazia os adornos nos pratos como flores de cenouras e leques de pepino.
Assim que sentamos, meu pai começou a pedir e disse: " Filha, vou pedir uma coisa de cada vez e um pouco de tudo para você poder provar de ver o que você gosta mais."
E assim foi feito, ele pediu sunomono que é uma salada de polvo ou kani com pepino, sushi e sashimi. Desde então, não vivo sem um sashimni de vez em quando.
Atualmente os meus dois restaurantes favoritos são Yumê que fica na Rua Pacheco Leão, 758 - Jardim Botânico (http://www.yumekin.com)/ e o Togu que fica na Rua Dias Ferreira, 90, loja B - Leblon. Para quem gosta fica a dica.


Foto: Google

Sunomono Simples

2 pepinos japoneses cortados em fatias bem fininhas
2 colheres de sopa de gergelim torrado (preto e o natural misturados)
1 xícara de água
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
1/4 xícara de vinagre de arroz
5 ml de shoyo
1 pitada de glutamato monossódico (ajinomoto)
Kani laminado, polvo cozido laminado ou camarão á gosto(opcional)

Modo de fazer

Coloque os pepinos cortados de molho na água e sal, deixe por 15 minutos. Escorra bem os pepinos e acrescente os demais ingredientes. Mexa bem e sirva em seguida. Se quiser um sabor mais pronunciado do gergelim, acrescente algumas gotas de óleo de gergelim sobre a salada pronta ou então, se você tiver um moedor, moa o gergelim por cima da salada. Se quizer pode misturar o polvo, o Kani e o camarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário