PROXIMO TEMA: MOLHO DE TOMATE





18 outubro 2010

De volta a comida italiana





Fotos: divulgação
Foto: Google

Mais uma vez, por motivo de força maior (trabalho) tive que abandonar esta cozinha, o que me levou a ter inspiração para este post.
Como eu já havia dito a vocês eu trabalho fazendo quiches, tortas, patês, chutneys e pequenos jantares. Esta semana fiz um jantar para comemorar um aniversário em família para 11 pessoas. O menú escolhido pela cliente foi bem variado devido a tolerância de alguns convidados, pois uns eram vegetarianos, outros alégicos a camarão e o aniversariante não comia nada que tivesse penas (ave). Esses "poréns" me deram a idéa de trabalhar um menú italiano já que massa todos comem.
Então o jantar ficou assim: para as entradinhas :canapé de tomate confit e ricota temperada, bolinha de queijo com chutney de frutas, crepese de salmão defumado com sour e cream e caviar e sopinha de cenoura com perfume de curry.
Para a entrada foi uma salada com molho oriental e atun na crosta de gergelim.
Para os pratos principais foram um trio de massas: mini penne com molho de limão siciliano, aspargos frescos verdes e camarão, mini penne com molho de manjericão (a receita está logo abaixo) e espaguete com molho matricciana e crispy de parma.
E para fechar com chave de ouro, uma mousse de chocolate meio amargo e uma torta de morangos, torta essa que vocês já tem a receita.
Uma outra opção de sobremesa seria uma panna cotta, sobremesa típica italiana que consiste em um flan de creme de leite fresco coberta com uma calda de frutas vermelhas, não preciso nem dizer que é DELICIOSO! Mas não se preocupem, pois a receita vai a seguir. Caso algum de vocês, meus leitores tenham alguma dúvida, não hesitem em escrever um comentário ok? Espero que gostem!
Bon appétit!!!

Foto: Google
Massa com molho cremoso de manjericão

200 ml de creme de leite fresco
1/2 cebola cortada em cubinhos (brunoise)
1 colher de chá bem cheia de manteiga
Um punhado de folhas de manjericão ( que encha uma mão)

Preparo:

Em uma panela derreta a manteiga e some a cebola. Cozinhe a cebola em fogo médio, para baixo, pois queremos somente suar a cebola e não dourá-la. Em qualquer molho claro que leve cebola e alho, lembrem-se de nunca dourar pois, isso dá um aspecto feio ao prato.
Some o creme de leite fresco e deixe evaporar um pouco para ganhar um pouco de consistência.
Leve a mistura para o liquidificador e bata junto com as folhas de manjericão.a mistura deve ficar um tom de verde bem claro. Se gostar pode colocar mais manjericão. tempere com sal e pimenta a gosto e sirva com a massa escolhida. Se quizer, depois do molho pronto misture umas folhinhas de manjericão.
Ah, antes que eu me esqueça, NUNCA batam no liquidificador o creme de leite frio pois ele vira chantilly. Precisa sempre aquece-lo antes para isso não acontecer.
Essa massa pode ser servida com iscas de frango.  Espero que gostem!


Foto: Google

Panna Cotta

400 ml de creme le leite fresco ( gente para essa receita sempre usar o de rótulo azul para chantilly)
1 terço de fava de baunilha
3 folhas de gelatina incolor ou vermelha (caso você queira rosa)
40 gr de açúcar

Para a calda

150 gr de frutas silvestres frescas ou congeladas ( gente é fruta congelada e não poupa de fruta)
30 gr de açúcar
150 ml de água

Preparo

Abra a fava de baunilha e remova as sementes com a faca. Coloque em uma panela junto com o creme de leite fresco e o açúcar. Coloque a vagem da baunilha também.  deixe ferver, mas tome cuidado pois, assim como o leite, o creme de leite sobe e entorna. Desligue o fogo. Umedeça as folhas de gelatina em água, some a mistura, sem a agua . Misture bem e coloque na forma desejada. leve à geladeira até endurecer.

Calda

Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver até formar uma calda grossinha, não muito. Caso você queira pode peneirar a calda para ficar bem lisa.  Deixe esfriar.

Apresentação

Se quizer pode colocar em copinhos, como na foto ou para desenformar basta aquecer pouco a forma e virar em um prato como se fosse um pudim. Cubra com a calda e voilá!

Um comentário: