PROXIMO TEMA: MOLHO DE TOMATE





09 outubro 2010

Morangos...


Depois de ter abandonado por dois dias essa cozinha estou de volta com tantas idéias, tantos assuntos borbulhando na minha cabeça que nem seu por onde começar.  Essa é a melhor parte de ter um blog, pois é um espaço onde posso organizar os meus pensamentos, dividir minhas experiências, minhas frustrações quando as receitas não dão certo e futuros experimentos.
Não sei se vocês sabem, mas eu trabalho em casa organizando jantares para pequenos grupos ou apenas fornecendo tortas, quiches, patês, pastas enfim o suficiente para se receber amigos sem pompa e circunstância. Para mim isso é maravilhoso, pois posso passar mais tempo com o meu marido e as minhas cadelas, que no momento são três.
Bom, inspirada nesse meu trabalho, recebi uma encomenda para esse final de semana onde o cliente quis uma torta de morangos, mesa de frios, patê e quiches. Como estamos na época do morango eu vou falar um pouquinho sobre essa fruta fantástica.
De sabor extremamente delicado, agridoce e fresco, o morango é uma das frutas mais versáteis que tem, pois, podemos usá-lo em doces em geral como tortas, bolos, biscoitos e também em pratos salgados como molho para carnes fortes como o pato, javali, porco e avestruz.
O morango pertence à família Rosaceae, a mesma das rosas, pêras, cerejas e maças. Nativa das terras temperadas da Europa, hoje é cultivada em quase todo o mundo com sucesso.
Acredita-se também que além e saboroso o morango possui propriedades terapêuticas. Rico em vitaminas A, B, C fósforo, potássio e antioxidantes acredita-se que o morango é bom para os ossos, auxilia na cicatrização, a absorção de ferro, memória e há quem diga que é emagrecedor.
Com toda certeza a receita que vou passar hoje, de emagrecedora não tem nada, mas garanto que é deliciosa.
Torta de Morangos e Chantilly

2 caixas de morangos limpos e cortados em cubinhos -  Separe 1 para enfeitar
Massa
5 ovos inteiros
150 gr de açúcar
150 gr de farinha peneirada

Para a calda
½ xícara de açúcar
1 xícara de água

Para o Chantilly
700 ml de creme de leite fresco rótulo azul gelado
3 colheres de sopa bem cheias de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilha opcional (é um açúcar com sabor de baunilha)

Preparo

Massa
Pré aqueça o forno em 200°. Em uma batedeira coloque os ovos com o açúcar e bata por 15 minutos. Não tenha medo, a mistura triplicará de tamanho. Tem gente que prepara pão de ló diferente, separam as claras etc, eu acho que esse modo é o mais fácil de mais simples. Tire da batedeira, some aos poucos a farinha peneirada sempre de baixo pra cima com delicadeza para a massa mão murchar.
Coloque em uma forma de fundo removível com o fundo forrado com papel manteiga.
Coloque no forno por 20 minutos mais ou menos. O ponto é quando a massa está dourada em cima e o pulo do gato é: para ter certeza que a massa está bem cozida  pressione de leve o centro com o dedo se fica a marca do dedo não está pronto. A massa deve voltar a forma original depois de pressionada. Reserve.

Para o chantilly
Bata na batedeira todos os ingredientes na velocidade média para não espirrar. Prestar atenção no ponto, pois, o creme de leite se bater muito vira manteiga LITERALMENTE. Logo assim que o chantilly ficar com as marcas da pá da batedeira está bom. Reserve.

Para a calda
Coloque a água com o açúcar em uma panela em fogo médio apenas para dissolver. Se gostar pode aromatizar a calda com licor de aniz ou laranja.

Montagem
Corte o pão de ló ao meio. Coloque a primeira metade na forma. Regue com a calda. Misture os morangos cortados com metade do chantilly.  Recheie com os morangos.
 Coloque a outra metade do pão de ló. Regue com a calda e cuba com o chantilly restante. Decore com o morango e leve á geladeira por duas horas. Se quiser pode congelar.
Bon appétti !!!

Um comentário:

  1. Ai ai ai
    Ja imprimi....
    o Beto vai fazerrrrr essa coisa maravilhosa e te conto.
    Preciso...receitinha da cheff carol,a noiva do ano,de cobertura de bolo de chocolate sem ser de brigadeiro......please....sua osteopata agradece

    ResponderExcluir