PROXIMO TEMA: MOLHO DE TOMATE





05 outubro 2010

Manjericão

Foto: Google
Hoje pela manhã estava lendo o blog da minha prima, Comer e andar por ai (link está nos favoritos) e ela havia postado uma pequena matéria sobre os benefícios das ervas aromáticas e temperos. Ela também pedia uma receita de molho pesto, molho este, basicamente feito com manjericão. Como sou alucinada por qualquer espécie de tempero vou hoje falar um pouquinho sobre esta erva extremamente perfumada e altamente saborosa.
Foto: Google

O manjericão (Ocimum basilicum) é uma erva aromática e medicinal, conhecida desde a antiguidade por muitos povos como auxiliar na digestão, cefaléia relacionada à alimentação, cistite e mau hálito. Ele também é parte de uma cultura espiritual e rica em simbolismos, sendo, inclusive, considerado sagrado entre alguns povos hindus, por representar Tulasi, a manifestação da Mãe Divina na terra.
A família do manjericão é muito vasta, mas os tipos mais conhecidos são: o manjericão de folha miúda, o basilicão (folhas bem largas) e o manjericão roxo. Seu uso na gastronomia é muito diversificado, desde tempero para carnes, frangos, peixes e molhos, como também ingrediente principal de alguns pratos como a receita que vou passar hoje.
Molho Pesto
1 molho de manjericão desfolhado (apenas as folhas,  sem o caule) Eu particularmente uso muito o manjericão de folha miúda ou o basilicão.
Pinoli Foto: Google 
10 a 20 gr Pinoli (é tipo uma noz em forma de um grão de arroz)
Azeite de boa qualidade (acidez máxima de 0,5) mais ou menos meia garrafa 250 ml
2 dentes graúdos de alho descascados
Queijo ralado tipo Grana Padano ralado á gosto (opcional)
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Pegar o pinoli e colocar em uma frigideira. Mexer até dourar.
Colocar no liquidificador todos os ingredientes, menos o azeite. Ligar e ir somando em fio o azeite até que a mistura fique cremosa, porém grossa.
Servir com massas tipo penne ou fuzzili que absorvem bem o molho.
Outra maneira de servir: como molho de aves e peixes.
Pode se servido quente ou frio como salada e na ausência de pinoli pode usar nozes ou amêndoas descascadas e torradas.
Variação: Colocar na massa já pronta tomate seco em lascas, mussarela de búfala fatiada e pinolis salpicados.



Molho pesto Foto: Google


2 comentários:

  1. Oi primaaaaaaaa!! Que delícia sua matéria sobre manjericão! Eu adoro também. Tenho um pezinho daquele tipo das folhas mais largas e claras, sabe? Perfuma o ambiente e está sempre a postos para um bom prato. Obrigada pela menção! :) Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz um pesto de rucula com amendoas, ficou gostoso ;)

    ResponderExcluir