PROXIMO TEMA: MOLHO DE TOMATE





24 outubro 2010

Dia de mineiro...




Foto: Google

Ontem eu tive uma tarde de mineira. Para quem não sabe sou alucinada por queijos, de qualquer tipo e de qualquer origem. Acho que esse paladar vem de familia, já que no meu caso a minha avó por parte de pai era mineira, o meu avô é português e a minha tia mora em BH a mais tempo que consigo lembrar. Logo, ontem de tarde me deu uma vontade louca de comer aquele pão de queijo quentinho, que derrete na boca. Mas aí estava o problema, pois eu não tinha uma receita de pão de queijo. Então, como blogeira, jornalista, chef de cozinha e principalmente curiosa que sou, resolvi dar uma olhada em blogs e sites de receitas, procurando uma receita que fosse fácil, rápida e que sujasse menos louça possível. Entrei em vários sites, até conheci um blog muito bacana, o da Vovó Cristina que foi muito simpática e me atendeu quase que prontamente, quando pedi uma receita de pão de queijo de liquidificador. Vale á pena checar gente, o link está nos meus favoritos. 
Como jornalista também, aproveitei para fazer uma pesquisa sobre a origem do famoso pão, que hoje faz parte de quase todos os laches e coffe-breaks do Brasil. 
Embora o pão de queijo seja uma referência da cozinha mineira, a sua origem possui algumas versões. Historiadores especulam que pão de queijo exista desde o século XIX embora tenha se tornado popular no brasil na década de 1960.
Estudos dizem que o pão de queijo surgiu na época dos escravos. A mandioca era a base da alimentação indidígena brasilleira. O ovo e o leite são herança da colonização portuguesa que com o polvilho, reinventaram o pão de queijo.
Outros indícios sugerem que a receita tenha aparecido em fazendas de Minas, quando as cozinheiras preparavam para servir seus senhores tendo em vista a grande oferta de ovos e leite pela expansão da pecuária. Comer pão de queijo após as refeições era hábito antigo, mas no século XIX, o queijo que sobrava endurecia e a farinha que chegava até as fazendas não era de boa qualidade, então as cozinheiras ultilizavam o polvilho nas receitas de pães.
Somente na década de 1960, o pão de queijo expandiu, principalmente em Minas Gerais. Na mesma época começou o desenvolvimento das quitandas. Rapidamente, quase todo o país consumia e apreciava essa iguaria, que tornou-se tipicamente mineira.
Agora vamos ao que interessa: a receita. Como chef de cozinha que sou, isso me torna um pouco incapacitada de seguir qualquer receita ao pé da letra. então fiz algumas modificações na receita que resolvi seguir. Esse pão de queijo é de liquidificador, cresce muito, bem leve, pode ser aquecido no dia seguinte (não fica fofo como no dia, mas continua gostoso, é só não guardar na geladeira) e além de tudo fica uma delícia!!!

Foto: Google





Pão de queijo de liquidificador

1/2 copo de óleo de soja
2 ovos
2 copos de leite
1 colher de chá de sal
2 1/2 copos de polvilho doce
60 gr de queijo ralado tipo parmesão
60 gr de queijo tipo minas padrão ou curado, eu usei o queijo minas madredeus que é bem seco e saboroso.

Preparo:


Foto: Google

Pré aqueça o forno.
Bata todos os ingredientes no liquidificador por dois minutos, ou até que a massa esteja bem lisa.
Unte as forminhas, tipo de empadinhas, com óleo de soja e preencha com a massa, mas não coloque até a boca, pois pode transbordar. Eu coloquei por cima de tudo queijo ralado.
Asse em forno alto, por mais ou menos 20 minutos ou até crescer e durar.

Bon appétit!!!

5 comentários:

  1. Oi Carol! Pede pra Dona Vitória uma receita de pão de queijo! O que ela faz é de comer rezando! :) Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Carol, esses ajustes parecem maravilhosos, adoraria provar unzinho agora, mas como não é possível vou postar e linkar essa nova receita lá no blog, tá?

    ResponderExcluir
  3. Já postei lá:

    http://receitasdavovocristina.blogspot.com/2010/11/pao-de-queijo-de-liquidificador.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, bom dia!
    Tenho feito vários ajustes em Receitas de Pão de Qjo de Liquidificador, mas não consegui achar um "ponto", no qual eles continuem macios após algumas horas. Eles ficam saborosos e macios na hora que saem do forno, ou até umas 2 hrs. Depois, começam a enrijecer muito, principalmente no dia seguinte. Você tem alguma dica, a respeito? Mto obg pela atenção, sucesso, bjs , Regina

    ResponderExcluir